terça-feira, 5 de julho de 2011

Será que a culpa é só do jornalista???

Desde ontem que um dos assuntos mais comentados da internet tem sido o texto do "jornalista" Eugênio Santana para o Jornal da Manhã, de Goiânia. Se vc ainda não leu, abaixo tem o link, basta clicar e ir para o final da página.

http://www.dmdigital.com.br/novo/#!/view?e=20110630&p=16

No primeiro momento, o sentimento foi o de revolta, acho que igual a todos. Quem esse carinha pensa que é, pra vir pra cá e sair daqui falando mal? Amazonense racista? Famigerado Rio Negro? Fui até o dicionário pra ver se não havia aprendido o significado da palavra famigerado errado. Mas bem, durante toda a tarde vi as mensagens de repúdio, publicaram o telefone do cara, eu mesmo postei no twitter: como ele havia conhecido o Aleixo, se trabalhava quase 24h por dia??? Será que foi procurar um traveco na SEFAZ e levou um fora?
Mas depois percebi que ele não era o principal culpado. Pessoas com esse tipo de pensamento pequeno, existem aos montes por aí, sempre falando mal de Manaus, do Amazonas e do povo. Típico de quem se acha uma raça superior, que vem pra cá ganhar dinheiro e depois sai falando abobrinha. Até aqui mesmo entre os manauenses... quem nunca ouviu alguém se queixando de mil e uma coisas como o calor infernal, do povo mal-educado, da sujeira na rua... o fato da revolta é ter sido alguém de fora falar. É que nem aquele comercial de tv,veiculado durante a copa. Brasileiros no bar, falando dos problemas do país, mas quando o argentino se mete e concorda, os caras ficam com raiva.
Não tô defendendo o cara, pra mim, é um tipo de pessoa que envergonha a classe dos jornalistas, que promove a xenofobia e ainda por cima calunia uma cidade e seu povo. Mas, na minha opinião, o principal culpado é o responsável pelo jornal Diário da Manhã. Como um jornal permite a publicação de tamanha bobagem? Não estou pregando a censura. Estou pregando o bom senso. Qualquer chefe de edição, em condições normais de sanidade, vetaria um texto como aquele. Mas não o Diário da Manhã.
A publicação do material coloca em xeque a qualidade de tudo que é publicado. Como vou confiar em um jornal que tem um artigo publicado por "futuros" gerentes de parquinho de shopping??? Que na biografia do autor, traz tanta autopromoção que chega a ficar ridículo.
Responder com ofensas, palavrões, ligar para a casa, mandar e-mail é apenas se igualar a ele. É promover o pensamento mesquinho de alguém que saiu da terra dele, pra aprender como se administra algo, e ao invés de agradecer a oportunidade, se revolta e lança ofensas até mesmo a quem o contratou. Ele precisa aprender a administrar o filtro existente entre o cérebro e a boca.
No texto ele diz que vai "gerenciar" uma filial do Amazonas Play. Se o dono tiver o mínimo de vergonha na cara e respeito pelo povo amazônida, deveria rever o conceito de perfil de funcionário que ele está empregando.
A nossa vida segue. Nossos problemas seguem. A vida dele também segue.
E cabe a nós aprender com esse tipo de pessoa, como não ser!!!!

PS: o “jornalista” tem um blog e ele fez questão de apagar todas as mensagens enviadas pelos leitores. Ele ainda publicou mais um texto que você confere no link abaixo.

http://asasdamemoria.blogspot.com/2011/07/aos-selvagens-e-irasciveis-da-capital.html

6 comentários:

  1. As palavras ditas são soltas ao vento e qualquer um pode senti-la, respira-la e até mesmo ouvir essas palavras... E elas não retornam, são levadas até onde o vento pode ir... Até o infinito!

    O que é ser Jornalista!? Não se tem um conceito exato, mas uma coisa é certa é dever do jornalista levar a informação com credibilidade e veracidade!

    O desconhecer, ou o pouco conhecimento, desse jornalista em relação a nossa cidade fez com que ele tivesse a infelicidade de escrever esse texto!

    Como vir à Manaus e não levar nada de bom consigo? Também indago essa pergunta! Vivemos em uma cidade como qualquer outra, um Estado que tem defeitos e falhas! Temos coisas ruins? Sim temos!

    O fato de nossa cidade sofrer com a prostituição infantil e outras coisas (que são existentes em todo o país) não quer dizer que somos à favor disso, afinal é como Brasília! Eles também não são à favor de ladrões...

    Problemas de infraestrutura, caos no trânsito e diversos outros problemas são comum em todas as cidades do Brasil! Sim é a nossa realidade! Mas nossa Terra, nosso lugar é lindo de se viver... Quem nunca comtemplou a natureza no inpa? O nosso lindo resplandecer, o por do sol visto descer sob as águas, não sabe o que é viver na Amazônia...

    Um lugar de miscigenação! com povos, raças e cores diferentes... Um lugar aberto para receber o mundo! Cheios de folclore e cultura...

    Esse é só mais um dos muitos que não souberam apreciar as pequenas e belas coisas da vida! Que mesmo sem conhecer cria pré-conceitos, e generaliza com uma má experiência talvez vivida o que não pôde conhecer!

    O preconceito surge quando não existe respeito e amor ao próximo!

    Manaus uma terra calorosa... Cheia de sonhos, de um povo guerreiro! Minha Terra, Nossa Terra... Nosso lugar ao sol!

    ResponderExcluir
  2. É Kerol, realmente vc está certíssima nas palavras. Não tem como não se apaixonar pelas belezas dessa terra, pelo povo e pela cultura que temos por aqui. Vivemos problemas como todas as capitais. Essa semana mesmo, Goiânia foi destaque nos jornais da Globo pelo trânsito pesado que a cidade vive, por ser o 5o estado brasileiro a chegar a 1 milhão de veículos, e nem por isso saímos detonando a cidade dos outros.
    Sou paulistano! Me orgulho de onde vim e mais ainda de onde estou!!!!

    Obrigado por acompanhar o blog!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo!! mas é fato ... Falao que quer ouve o que não quer!! a revolta é um fato, ficar calado não dá, Meu repudio a uma pessoas que se acha um Jornalista!!!...Dan Muniz

    ResponderExcluir
  4. Não só se acha jornalista, como se acha bonito, bem nascido e dezenas de outras coisas mais... Só não reconhece a própria ignorância!!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre acompanho e admiro seu trabalho!

    Bjs! E muito SUCESSOOO ...

    ResponderExcluir
  6. Temos problemas sim Léo e muitoooooo aqui em Manaus, ninguém nega, e esse fato só leva a reflexão do papel do jornalista e de um veículo de comunicação. Se for fazer o Jornalismo Opinativo que seja com classe sem ofensas e acusações, use as palavras corretas. Abs e parabéns pelo blog sempre o leio Lauristela Rocha =)

    ResponderExcluir