sexta-feira, 1 de julho de 2011

#ForçaAnaLuiza - A solidariedade nas redes sociais

Ela tem apenas sete anos, um tipo raro de câncer infantil e conseguiu o feito de mobilizar milhares de pessoas em todo o país através das redes sociais. Para quem acompanha o twitter ou facebook não apenas para lazer mas também com a intenção de ter informações do que acontece ao nosso redor, com certeza já viu a campanha #ForçaAnaLuiza. Não tenho acompanhado o caso tão de perto, mas ontem pela primeira vez, vi o tópico ficar entre os mais comentados no trending Brasil.
É claro que muitas das citações eram referentes a outras Ana Luiza, que embarcaram na onda e tiveram seus 15 minutos de fama entre os amigos mas a maioria eram postanges de pessoas sensibilizadas com a notícia que foi repercutida no meio da tarde: o sofrimento da pequena Ana havia chegado ao fim. Uma informação jogada na rede de forma insensata, leviana e mais tarde, comprovadamente mentirosa. É impressionante como ainda não estamos preparados para lidar com as redes sociais. Em pouco tempo, todos estavam retwitando uma informação, sem que alguém parasse para confirmar a veracidade. Que só foi desmentida no final da tarde, onde todos voltaram a pedir a Deus que ajudasse a criança nessa batalha injusta. Mas os boatos não acabariam por aí.
Por coincidência, ontem o Jornal da Band fez uma matéria sobre crianças que lutam contra o câncer e lá estava a Ana Luíza como personagem principal da matéria. Pela primeira vez, vi quem era. Sorriso bonito e uma vontade imensa de viver. Não teve como não chorar e lembrar de entes queridos já perdidos em lutas semelhantes. E acho q não fui só eu. Ao final da matéria, Ricardo Boechat retorna com os olhos visivelmente vermelhos. Realmente não tinha como não se emocionar.
Antes de dormir, orei, como tantos outros já fizeram, em favor a Ana Luiza e à família. Hoje de manhã, chegando ao trabalho, fui buscar informações. A primeira que recebo, é que a pequena havia tido morte cerebral. Procurei no twitter e blogs mas só tinha a seguinte mensagem: "#ForcaAnaLuiza teve noite tranquila. Nenhuma intercorrência. Pupilas continuam não reagindo. Indica coma profundo." Mas nada de morte cerebral. Mais uma vez, a falta de apuração falava mais alto e dessa vez um jornalista divulgava a informação falsa.
Não sou perfeito, mas tento fazer meu trabalho da melhor forma possível. A notícia, por mais que seja divulgada em redes sociais, não pode ser leviana. Tem que ser tratada com a mesma seriedade de outros veículos. A "liberdade" que a internet proporciona, não pode ser tratada como "libertinagem", principalmente por "profissionais" da comunicação. Tenho vários amigos que dizem: jornalista é tudo mentiroso! jornalista fala só o que lhe interessa ou o que os outros mandam! e diante dessa situação, tenho como defender a categoria? Certo que não são todos, mas sem dúvidas, são poucos os que levam a profissão a sério.
Refletindo agora, fui entender a "piada" feita na novela Insensato Coração, ontem a noite. Qdo o personagem de Cássio Gabus Mendes, uma caricatura de jornalista, pediu demissão do bar em que trabalhava com o irmão, este para lhe xingar diz: "você não se mete na minha vida seu, seu... jornalista".
Aos trancos e barrancos vamos levando! Como professor, tento fazer meus alunos refletirem sobre a qualidade da profissão que estão escolhendo. Vou tentando fazer minha parte. Sei que não vou melhorar o jornalismo mundial, nem mesmo o amazonense, mas se apenas um dos meus alunos me ouvir e não fizer as palhaçadas que muitos hoje fazem, já me sentirei realizado.
Mas deixando o jornalismo de lado e voltando a Ana Luíza. Continue lutando, levando esperança, unindo pessoas em pensamentos positivos. E quando Papai do Céu decidir que sua missão na Terra chegou ao fim, saiba que vc, em silêncio, fez muito mais!!!
#ForçaAnaLuiza Força a família!!!!

5 comentários:

  1. Essa fonte está horrível. Li um paragrafo e minha visão já estava cansada! Tem que ver isso aí hein...

    ResponderExcluir
  2. Sugestão feita e acatada!!! A partir de agora, estarei usando outra fonte. Obrigado pela sugestão!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Fiquei confusa porque hora no TT diziam que a criança tinha morrido, ora não, então fui ao TT dos pais dela para averiguar, afinal, estas sim eram as fontes mais seguras da notícia. Abs Lauris

    ResponderExcluir
  4. Pois eh... agora imagine o sentimento dos familiares....

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto Drigo! Realmente é uma falta de respeito publicarem falsas noticias somente para ganhar Ibope. Falou bonito irmão! E vamos orar pela recuperação da #ForçaAnaLuiza. bjos. Carla Fierro

    ResponderExcluir