quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bloco das Piriguetes: e se a moda pega?

Bom, nunca fui fã do carnaval até começar a desfilar pela escola de samba A Grande Família, em 2003. A partir dessa data, virei um tremendo apaixonado. Leio as notícias de todas as escolas, acompanho ensaios, torço e choro.
Não tem como negar a magia e a alegria que esses dias de folia, proporcionam ao povo brasileiro. Tão batalhador, sofrido e guerreiro. O momento é tão grandioso que o país só volta a funcionar mesmo após a
festa momesca.
E nesse período, Manaus é bombardeada por bandas de todos os tipos e estilos. Algumas já tradicionais, outras que surgem no cenário e acabam virando moda.
Em todas elas, problemas comuns: brigas, bêbados arrumando confusão, grupinhos de galerosos aproveitando o descuido de muitos brincantes para roubar. Culpa dos organizadores? Também. Mas a maior parcela de responsabilidade é daqueles que ao invés de se divertirem, acabam com a festa dos outros.
Mas, todas essas situações a parte, eu gostaria de falar do Bloco das Piriguetes. O nome já é bem sugestivo. Piriguete: gíria brasileira que designa uma mulher, normalmente jovem, de acesso fácil e/ou que tem múltiplos parceiros e tem uma preocupação excessiva em exibir os nuances do seu corpo. Geralmente anda em grupos com outras moças que compartilhem os mesmos valores.
E pelo visto, piriguete foi o que não faltou no bloco. Mas o choque ficou por conta das cenas registradas pelas dezenas de celulares e que invadiram a internet.
A vulgarização da mulher, sendo expostas apenas como um pedaço de carne.
Quem me conhece, pode se perguntar: O Léo virou fresco? Não gosta mais de mulher?
Claro que gosto, mas achei ridícula as cenas que ví no vídeo. Fico pensando em um futuro próximo, minha filha frequentando bandas de carnaval e em que nível elas estarão?
Como posso levar minha esposa pra me acompanhar em uma banda desse tipo?
Mulheres com os peitos de fora, arriando as calças, ficando só de calcinha em cima do capô dos carros.
Em volta, um monte de macho tirando fotos, filmando até o útero de cada uma e elas ainda acham lindo...
Não é nenhuma crise de puritanismo. Sei que Carnaval rola muita put@#$% e eu mesmo já curti bastante, mas estamos indo para um nível bem abaixo do aceitável.
E com tanta mulher querendo virar pseudo celebridade na internet, a tendencia é piorar....

Mesmo assim ainda amo o carnaval!!! E vou curtir tudo que me for permitido curtir. Afinal...


"Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval".

Vinícius de Moraes

PS: Pra quem não viu o vídeo, estou disponibilizando!!!

Um comentário:

  1. Hoje em dia,as indignações contra a vulgarização da mulher são taxadas de puritanismo e incentivadas pelo feminismo.Aí fico me perguntando: com que moral nós mulheres podemos reclamar do turismo sexual? da cultura do estupro? das propagandas de cerveja? do turismo sexual? do tráfico de mulheres??
    Meu caro,putaria nunca foi aceitável.Não passa de uma prática machista cujas as piores consequências se voltam contra as mulheres.Vc tem filhas,gostaria de vê-las passando na mão de vários vagabundos? Pois é....só é "engraçado" quando as mulheres não são da sua família,não é?

    ResponderExcluir