quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Por que me tornei jornalista???


O ano mal começou e parei para pensar: Por que me tornei jornalista???
Antes de tudo, porque sou muito curioso. Sempre tive vontade de saber de tudo, de aprender, de estar por dentro.
Sempre li tudo que me caiu nas mãos, nunca gostei de ficar assistindo o mesmo canal por muito tempo (a menos que a programação esteja muito boa), quando me conecto à internet abro várias páginas ao mesmo tempo, ou seja, tento absorver toda a informação que me é possível absorver. As vezes me torno até chato, pois nas conversas despretensiosas fico imaginando se rende alguma pauta...
Sou jornalista por causa de cada livro que li, principalmente no período da faculdade. Momento que minha mente abriu para os ônus e os bônus da profissão. E bastou ler JN - A Notícia faz História, do William Bonner, que tive a certeza absoluta que eu estava no caminho certo.
Sou jornalista pelo prazer de deter a informação! É você não ficar embaraçado diante de uma pergunta qualquer, é ter assunto pra conversar com quem quer que seja. Futebol, política, música, se precisar a gente sabe de tudo um pouco! Ou pelo menos, pensa que sabe.
Sou jornalista por causa dos filmes que vi. É engraçado como não havia percebido a influência deles na minha carreira até esse momento. Recomendo todos eles: "Todos os Homens do Presidente", "Cidadão Kane", "Boa noite e boa sorte", "O quarto poder", "Dossiê Pelicano" e até mesmo a comédia romântica "Adoro Problemas". Sou jornalista por causa da Sociedade dos Poetas Mortos, e pelos filmes menos cults também. Porque como todo mundo, sonhei ter um dia de bagunça como em "Curtindo a Vida Adoidado".
Sou jornalista por causa das pessoas. Porque por mais entediante que possa parecer o sujeito no ponto de ônibus, certamente ele tem uma história pra contar. Todo mundo tem. Sou jornalista porque sei a força que tem a comunicação para transformar. Como uma informação dita na hora e lugar exatos podem mudar uma vida, uma história, a situação de um bairro, de uma classe, pode mudar o rumo de nações. Não há nada mais encantador e assustador que isso. Há esse poder em minhas mãos, em minha boca, em minha mente.
Valorizo cada minuto que passei dentro da universidade, mas sei que era jornalista muito antes disso e sei também que faculdade alguma pode formar um profissional. Pretensão das instituições de ensino…
Jornalista ganha muito pouco, trabalha muito, perde feriados e finais de semana e mesmo assim, a maioria se mata pra fazer uma matéria bem feita.
Sou jornalista por que isso tá no meu DNA e não tem como voltar atrás...

2 comentários:

  1. Nossa Senhora! Me emocionou, senti que as palavras foram surgindo naturalmente do fundo do coração, e jornalismo é isso EMOÇÃO. Parabéns! Jornalista como você que faz o mundo mudar.

    ResponderExcluir
  2. Como não se identificar com esse texto? Aposto minhas moedas do cofrinho que todo jornalista se faz essa pergunta mais cedo ou mais tarde. E com todo certeza você, Leo, fez a escolha certa! Ontem, hoje e amanha tú serás sempre um espelho pra mim... E parabéns pelo excelente trabalho que você faz todos os dias!

    Um super beijo

    ResponderExcluir