terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Até quando a violência vai ficar no comando?


Manaus já não é a mesma. Congestionamentos, assassinatos, sequestros.... O que não víamos na cidade há 10 anos hoje são uma constante em nossas vidas e no noticiário.
Mas tem uma coisa que ainda não mudou. A mentalidade do manauara. Que por vezes acha que ainda mora naquela capital/província onde os problemas da cidade grande ainda não existiam.
Ao ler o jornal ontem, a notícia de que uma mulher teve o carro roubado, com a filha dentro e dormindo no banco traseiro, após tentar ajudar dois homens que simularam estar com o carro enguiçado em uma avenida da cidade. Será que ela pensou que só porque era noite de Natal os bandidos estariam em casa, celebrando com as famílias???
Ainda na véspera do Natal uma criança de 5 anos foi estuprada e assassinada em uma rua perto de casa.
Hoje, um atleta e professor de jiu-jitsu foi assassinado na porta de casa por um grupo de adolescentes que, supostamente, queriam roubar o veículo que ele se encontrava.
Semana passada foi o sequestro do empresário onde exigiram um resgate milionário. E a todo momento é a mesma coisa. A violência cresce assim como cresce a impotência do poder
público em combater a criminalidade.
O que se pode fazer? Se a polícia prende, o juiz manda soltar. Se a polícia mata, os direitos humanos vêm pra cima como se tivessem matado um pai de família.
O fim para tudo isso vai acabar na própria violência. Vai chegar o momento que a sociedade, cansada de sofrer na mãos dos bandidos, vai começar a fazer justiça com as próprias mãos.
Quantos já não andam armados por aí? Quantos já não ajudaram a linchar um pilantra que deu o azar de ser pego pela população antes da polícia?
Pelo visto a violência não vai sair do comando nunca... pois já dizia o capitão Nascimento em Tropa de Elite: "O sistema é f*#@, parceiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário