segunda-feira, 9 de maio de 2011

Será que foi apenas insatisfação???

Ao acompanhar as informações sobre o tumulto e quebra quebra provocado por candidatos que iriam realizar as provas do Manaustrans neste final de semana, fiquei me perguntando se realmente era necessária tanta confusão. Tá certo que revolta você pagar a inscrição, se preparar para uma prova, fazer cursinho, acordar cedo pra fazer a prova e tudo mais e na hora acontecer atrasos que comprometem a credibilidade do certame, mas não é na base da porrada que as coisas se ajeitam.

Até onde se justifica ameaçar, agredir física e moralmente as pessoas que estavam lá trabalhando, para fiscalizar o andamento da prova??? Quebrar uma sala de aula resolveu o caso???

A cada dia vamos vendo atos de selvageria que mostram que em pouco tempo estaremos vivendo como se estivéssemos em Mad Max (filme estrelado por Mel Gibson, em 1979, onde gangues disputavam o poder e aterrorizam as pessoas com armas e violência). E de que lado vamos nos encaixar??? Nos que metem medo ou nos que são amedrontados???

A história ainda está muito mal contada. Será que foi apenas insatisfação de candidatos ou existe alguma motivação política por trás??? Por que um candidato invadir a sala e “roubar” uma cópia da prova das mãos de um fiscal???

São perguntas que ficarão sem respostas... Ou não!!!!

15 comentários:

  1. Concordo contigo até o terceiro parágrafo, já esse papo de briga política não acho muito provável. Discordo da quebradeira, mas também entendo a revolta dos candidatos. Imagina a situação da pessoa que veio de outra cidade, ou outro estado pra fazer a prova e não poderá voltar para fazer a prova na nova data, é ou não é revoltante? E o ser humano quando está revoltado é capaz de fazer loucuras. Se hoje o pavio está cada vez mais curto, uma das causas é a constante revolta com a falta de justiça, corrupção, barbaridades que vemos todos os dias acontecer sem que haja qualquer tipo de punição. Vai ver o pensa: se ele faz e acontece e não acontece nada, também vou fazer. A situação em que estamos merece uma ampla reflexão e discussão aprofundada.

    Parabéns pelo blog, boa sorte na nova empreitada.

    Abraços,

    Maurício Freire

    ResponderExcluir
  2. É verdade Maurício, a impunidade existente em todas as esferas está fazendo com que a sociedade se torne cada vez mais passional.
    A situção é revoltante mesmo mas existem meios para se buscar a solução.
    De acordo com o cel. Walter Cruz existem imagens de quem começou ou participou da confusão. Vamos ver se alguma coisa vai acontecer neh???

    ResponderExcluir
  3. Meu parceiro, parabéns pelo blog novo. Mais um espaço para se refletir e discutir temas importantes (ou não, rs).

    Essa questão do certame da Manaustrans passa pelo simples descaso na escolha da empresa responsável pela aplicação das provas. A tal CEAT nunca foi conhecida por aqui e se aparente precária desde o site para cadastro, de poucos recursos e linguagem extremamente simples para uma empresa que se propõe a realizar um concurso deste tamanho.
    A prova cabal são as fotos veiculadas na imprensa de caixas com provas fechadas com durex, sem a menor gfarantia de inviolabilidade... NADA justifica a violência realizada, nem os prejuízos causados. Mas diante de situação cada vez mais passional que vc citou no comentário anterior, é de se esperar no mínimo um pouco mais de cuidados de quem deve organizar tais eventos.

    ResponderExcluir
  4. Pois eh Rapha, algumas situações que aconteceram poderiam ter sido evitadas. Por exemplo: dos 290 fiscais convocados, 117 faltaram. Uma das explicações seria o fato de ser Dia das Mães. Se a prova tivesse sido realizada outro dia, talvez não tivessem tantas faltas...

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns Fierro pelo blog...
    e que você continue lutado para um mundo melhor e profissionais qualificados, pois pode ter certeza quem tem contéudo vai longe e você é um deles. Um ótimo profissional desejo muito sucesso Deus estar sempre conoscos...

    ResponderExcluir
  6. é tudo carta marcada !!!!

    ResponderExcluir
  7. sinceramnete pra mim a maioria desses concursos publicos é tudo carta marcada e a população as vezes tem razão quando manisfesta sua revolta em atos de vandalismo, justamente para que as autoridades percebam que as pessoas estão ficando mais informadas.

    ResponderExcluir
  8. caro amigo léo.em primeiro lugar sem puchação de saco rsrssr parabens pelo blog.Bom lembro quando eu era pequenino,que meu avô escutava a vóz do brasil, trânsmitido pela rádio nacional de brasília, e na quela epóca os polícos já falavam em mudanças no nosso país,e eu na minha inocênsia falava com os meu botões,no futuro bem proxímo as coisas vão esta melhor,mas naõ passou de um sonho...quanto ao quebra quebra eu sou contra,porque somos sabedores que destruir o patrimônio público é crime,mais também poderá,o ser humano já vive no limite no seu dia a dia,e ai você já sabe no qui dá.quanto aos politicos ,fazém muita propaganda,muitos projetos e nada acontece!Enquanto isso o brasileiro vái levando fumo,que não é fino e si grosso.E parece que a prefeitura quer anular,isso é ridiculo,acorda só quebra pro lado do mais fraco,que no caso é povo! edy lima o maracanã da amazonia...abraços

    ResponderExcluir
  9. É como sempre digo e repito... As pessoas não aprenderam a viver simplesmente são jogadas meio e todo tumulto que é a vida... Uma bela comparação para tudo isso que aconteceu serve para que tem algo que dá muito valor, como um carro na hora que li os post nas redes sociais me perguntei se eu tivesse um carro e o pneu furasse tocaria fogo no carro inteiro!? claro que não! Mas isso é porque o carro seria meu, afinal o verbo "correto" é o eu! em todas as conjugações... Primeiro eu! Segundo eu! Terceiro eu, Pra mim, Pra eu é sempre o EU! Eu e mais ninguém... Por isso que amo incondicionalmente meus animais de estimação afinal eles agem por instinto de sobrevivencia, enquanto grande parte da humanidade age om intinto de "Egoísmo e Destruíção"

    Mas chega de falar nisso...

    Parabéns PESSOA... Saiba que admiro muito você! Esse excelente profissional que você é... Deus vai sempre resaltar essa tua LUZ PRÓPRIA! Desejo-te todo o sucesso do mundo nessa nova etapa da sua vida! E que você alcance todos os seus objetivos! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado aos amigos Débora, Edy Lima, Leidy e Kerolene pelo acesso e comentários!!! Somente no primeiro dia de blog, 115 acessos!!!
    Espero poder provocar sempre as discussões e as reflexões a respeito dos assuntos que nos cercam!!!
    Abraços a todos!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Léo ou Fierro?
    Vc conseguiu alcançar todas essas visitas só ontém!!!!
    Tô passada menino... só que têm blog e sabe o trabalho que dá têm noção do quanto este número é significativo né?
    Você já começa abalando as estruras.... (pressinto um blogueiro bb iniciando uma carreira estrondosa na net de muito sucesso hein?)
    Não é por nada não.... kkk
    Mil beijos lindo!
    Clô

    ResponderExcluir
  12. Oi Clô, pois eh tb fiquei surpreso. Espero poder chegar a mais pessoas e principalmente, despertar a discussão em torno de temas importantes na sociedade. Será sempre bem vinda!!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Fierro, achei muuito bacana essa tua iniciativa de criar um blog falando dos assuntos importantes e corriqueiros do estado e do país, vou ser seguidora fiel,não só pq vc é meu professor e te admiro, mas pra ficar por dentro dos assuntos aqui propostos, quando crescer quero ser uma jornalista que nem você rs.

    ResponderExcluir
  14. Nossaaa....Fierro tu é realmente Fioda...rsrs
    já mau colocastes aê o blog e ja ta bombando com suas reflexões e debates...parabéns meu teache querido,meu migo, meu icone...eita que agora elasticidade escrotal foi no joelho..kkkkk!
    Manuzinho vc sabe que eu te admiro pacas e que gosto de vc de grátis,não q vc seja facinho(rs),mas q sou extremamente esoterica e vc sabe...vejo luzes,rsrs e sei o cara bacana q vc é..emfim (se não apanho aqui da tua mulher(admiraçao mesmo viu gata!)..rsrs
    Bom te desejo muita sorte e sucesso no seu novo empredimento, que seja otimo pra vc e obrigada por compartilhar conosco suas ideias, pensamentos,opiniões...assim continuamos a aprender com vocÊ mestre..rsrsr bjs muita luz e cuidado com as sombras saiba usa-las..hehee

    Quanto ao que foi posto em debate, acho tudo isso muito triste,infelizmente dou razão a alguns aqui...tbm acho que foi um meio pra picuinhas de politicos...triste pq no final quem paga é nos!!! No momento q se ver tantas percas, tanta violência... deveriamos pensar mais antes dessa atitudes,mas desde q a humanidade é humanidade sempre haverá guerras,agressões e tudo resolvido na base da porrada...seria isso genetico??? bom fica aê a reflexão...tempos mordenos gente...não estamos mas no tempos das carvenas!!!

    Muita Paz a humanidade =D

    ResponderExcluir
  15. Muita das vezes me pergunto se esse povo que fez maior arruaça nas escolas por causa da confusão no atrazo... vai ser os responsaveis pelo nosso transito???? - O que é isso ??? se hoje estão agindo desta forma, imagina quando estiverem com um caderniho de multa e uma caneta na mão... - (Quer conhecer a pessoa... de Poder a ela...) não foi preciso nem da o poder pois ja se mostraram quem são... Se tudo que não andasse da melhor maneira possivel fosses resolvido na pancadaria... Brasilia era pra ser uma ARENA de M.M.A - pois sabemos que os absurdos vem "sempre" la de cima...

    Valney Andrade direto ao Assunto.... abraços a todos do Blog Leo parabéns muito bom os assuntos abordados...

    ResponderExcluir